Notícias

Pessoa usando tablet

25/11/2014

Palestra Biogás

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da UFPE (PPEQ) estará promovendo, na próxima sexta-feira (28/11) às 13h no auditório do Departamento de Engenharia Química da UFPE, duas palestras sobre o tema geração de Biogás a partir de resíduos. A primeira palestra será do Prof. Dr. André Felipe Sales, da UAG/UFRPE, intitulada "Conceitos sobre produção de biogás e suas aplicação na produção de energia a partir da vinhaça da cana-de-açúcar". Em Seguida o Doutorando da TU Berlim, M.Sc. Matheus Pessoa proferirá uma palestra sobre "geração de biogás da beterraba de açúcar".

O Prof. Dr. André Sales possui uma larga experiência em digestão anaeróbia, tendo realizado o seu doutorado neste tema. Trabalhou durante vários anos na indústria coordenando projetos nesta área, sendo o último projeto focado na degradação da vinhaça (subproduto da fermentação alcóolica) para produção de energia a partir do biogás, tendo realizado estudos em unidades piloto e feito, em seguida, um "up-grade" para escala industrial.

O M.Sc. Matheus Pessoa, está realizando o seu Doutorado pleno na TU Berlim com apoio do Programa Ciências sem Fronteiras. O foco de seu estudo é em otimizar e passar para uma escala industrial a produção de biogás utilizando a polpa residual da beterraba, após extração do açúcar. No seu mestrado na UFPE (realizado no Grupo de Pesquisa GRS) ele trabalhou com produção de biogás a partir de efluentes industriais.

Após as palestras haverá debate sobre o tema.

As palestras são gratuitas, em português e não precisa realizar inscrição para participar. 

 

 

UFPE - Centro de Tecnologia e Geociências

Av. Acadêmico Hélio Ramos, S/N - Cidade Universitária

CEP 50740-530 - Recife - PE - Brasil

+55 81 2126 8224 - Fax: +55 81 2126 8222

grsufpe@grs-ufpe.com.br

Carregando Carregando...