Notícias

Pessoa usando tablet

01/10/2015

Pernambucano é um dos vencedores do Prêmio Fundação Bunge

José Fernando Thomé Jucá ganhou a categoria Vida e Obra, pelas pesquisas envolvendo o tema %u201CSaneamento básico e manejo de água%u201D

 

Publicação: 25/09/2015 10:10 Atualização:

Acontece no próximo dia 30 de setembro, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, a cerimônia de pre,iação da 60ª Edição do Prêmio Fundação Bunge. Este ano, o evento tem como foco os temas “Recuperação de solos degradados para a agricultura” e “Saneamento básico e manejo de água”, em sintonia com a iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) de eleger 2015 o Ano Internacional dos Solos e o desafio do atendimento sustentável da crescente demanda mundial por água, alimentos e energia com apoio da pesquisa científica e da inovação.

Na área de Ciências Biológicas, Ecológicas e da Saúde– tema “Saneamento básico e manejo de água”, o pernambucano José Fernando Thomé Jucá foi o contemplado na categoria Vida e Obra, por sua contribuição em pesquisas sobre temas como: contaminação do subsolo, biodegradação de materiais orgânicos, geotecnia ambiental, bioenergia e resíduos sólidos urbanos, entre outros. Jucá possui um amplo trabalho focado na área de gestão e tratamento dos resíduos sólidos urbanos, que envolve questões sociais, ambientais, tecnológicas e, principalmente, econômicas.

Entre os outros premiados Na área de Ciências Agrárias – tema “Recuperação de solos degradados para a agricultura”, Marlene Cristina Alves foi ocontemplada na categoria Vida e Obra por diversos trabalhos com ênfase em conservação e recuperação de solos. Na categoria Juventude, o mineiro Diego Antonio França de Freitas foi agraciado por seu trabalho com ênfase em manejo e conservação do solo e da água. Enquanto Dulce Buchala Bicca Rodrigues foi agraciada na categoria Juventude por seus projetos de pesquisa sobre conservação do solo e recursos hídricos.

O Prêmio

Criado pela Fundação Bunge em 1955, o prêmio é reconhecido por sua independência e seriedade. Os candidatos ao Prêmio Fundação Bunge não são inscritos, mas sim indicados pelas principais universidades e entidades culturais e científicas brasileiras. Uma Comissão Técnica composta por cinco membros em cada área de premiação, sendo um do exterior, selecionou os pesquisadores em cada ramo do conhecimento na categoria "Vida e Obra", indicando-os para a decisão do Grande Júri. No caso dos jovens talentos, a Comissão Técnica escolheu diretamente os homenageados do ano.

Fonte: http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/vida-urbana/2015/09/25/interna_vidaurbana,600038/pernambucano-e-um-dos-vencedores-do-premio-fundacao-bunge.shtml

 

UFPE - Centro de Tecnologia e Geociências

Av. Acadêmico Hélio Ramos, S/N - Cidade Universitária

CEP 50740-530 - Recife - PE - Brasil

+55 81 2126 8224 - Fax: +55 81 2126 8222

grsufpe@grs-ufpe.com.br

Carregando Carregando...