Notícias

Pessoa usando tablet

22/09/2016

UFPE realiza seminário sobre gestão dos resíduos sólidos em Pernambuco

A gestão dos resíduos sólidos em Pernambuco foi tema de seminário realizado quinta-feira (08/09), no Centro de Tecnologia e Geociências da Universidade Federal de Pernambuco, com participações das Secretarias Estaduais de Meio Ambiente e Sustentabilidade e das Cidades, além de representante da Universidade Federal de Minas Gerais, professores, gestores e estudantes. O evento teve a abertura do professor José Fernando Jucá, do departamento de engenharia civil da UFPE, que destacou a importância da implantação de consórcios municipais como caminho legal e possível para a solução da questão dos resíduos.

O evento foi uma iniciativa do Grupo de Resíduos Sólidos da Universidade e contou com apresentação da analista ambiental da Semas, Adriana Dornelas, que destacou a importância da gestão das políticas estaduais sobre o tema, com destaque para a regionalização ou arranjos consorciados dos municípios para a destinação final dos resíduos, além dos projetos Relix e Recicla PE, executados  em parceria com o Serviço Nacional da Indústria (SESI) e com o Instituto de Tecnologia de Pernambuco.

Segundo Adriana, a Secretaria de Meio Ambiente trabalha numa segunda edição do Projeto Relix. “A ideia é disponibilizar um aplicativo de celular que possa facilitar a negociação do material reciclável disponível nas cooperativas e associações de catadores diretamente com as indústrias, como forma de apoiar a logística reversa (devolução dos resíduos sólidos ao setor empresarial para reaproveitamento na produção ou destinação final adequada)”, enfatizou a gestora.

A gerente de projetos da SECID, Ana Gama, apresentou as ações de gestão voltadas para a Região Metropolitana do Recife, que concentra 60% de todos os resíduos gerados no estado. Foi a apresentado o Plano de Resíduos Sólidos da Região de Desenvolvimento Metropolitana de Pernambuco e os desafios para a implantação de um sistema metropolitano de resíduos.

A pesquisadora do pós-doutorado da UFMG, Cynthia Fantoni, fez uma avaliação dos consórcios públicos em funcionamento em Minas Gerais e em quatro consórcios do Estado de Pernambuco com sedes nos municípios de Agrestina, Escada, Caruaru e Carpina. Para a engenheira civil e especialista na área resíduos, “é preciso melhorar a gestão para que os consórcios apresentem um sistema adequado com relação ao tratamento e à destinação final”, destacou Cynthia.

Texto: Flávia Cavalcanti

Fonte: http://www.semas.pe.gov.br/web/semas/exibir_noticia?groupId=709017&articleId=33604024&templateId=2386863

 

Imagens

 

UFPE - Centro de Tecnologia e Geociências

Av. Acadêmico Hélio Ramos, S/N - Cidade Universitária

CEP 50740-530 - Recife - PE - Brasil

+55 81 2126 8224 - Fax: +55 81 2126 8222

grsufpe@grs-ufpe.com.br

Carregando Carregando...