Notícias

Pessoa usando tablet

31/07/2014

Consórcio desiste de implantar térmica a biogás em São Paulo

A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aceitou nesta terça-feira (22/07) o pedido de revogação da outorga da termelétrica Bandeirante. O Consórcio Bandeirantes Bioenergética desistiu de dar continuidade ao projeto, alegando falta de combustível para dar continuidade a geração.

A térmica de 20MW estava prevista para ser instalada em São Paulo e utilizaria o biogás oriundo de um aterro sanitário como combustível. Porém, o agente justificou que a quantidade de gás para produção de energia estaria reduzida em razão do programa de desaceleração da utilização do aterro sanitário do município de São Paulo, inviabilizando a continuidade de geração.

Outorgada em 2011 para a Biogás Energia Ambiental, a UTE Bandeirante trocou de mãos até 2006, quando foi formado o Consórcio Bandeirantes Bioenergética, composto pela União de Bancos Brasileiros S.A. e Biogeração Energia S.A. A ideia era que 30% da geração seria consumida pela própria União de Bancos, enquanto os outros 70% seriam comercializados pela Biogeração.

Como a energia não havia sido comercializada, a Aneel entendeu que não havia impedimentos para a revogação da autorização. Contudo, o diretor-geral da agência, Romeu Donizete Rufino, lamentou o fracasso do projeto. "Pena que não prevaleceu, porque é uma geração interesse. Mas pela quantidade de resoluções todo o esforço já foi feito", finalizou.

 

Por: Wagner Freire

Fonte: http://www.jornaldaenergia.com.br/ler_noticia.php?id_noticia=17413&id_secao=2

 

UFPE - Centro de Tecnologia e Geociências

Av. Acadêmico Hélio Ramos, S/N - Cidade Universitária

CEP 50740-530 - Recife - PE - Brasil

+55 81 2126 8224 - Fax: +55 81 2126 8222

grsufpe@grs-ufpe.com.br

Carregando Carregando...