Notícias

Pessoa usando tablet

10/09/2014

Percepção ambiental: o problema dos resíduos sólidos

O problema dos resíduos sólidos não é algo recente. No entanto, a situação se agrava com o crescimento exacerbado da população e com a adoção de um estilo de vida caracterizado pela produção e consumo cada vez mais excessivo. No cenário nacional o assunto tem ganhado destaque nas últimas décadas, principalmente com a criação da Lei 12.305/10 que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos. 

 

 

Perante esta situação, é interessante conhecer a percepção ambiental dos atores sociais em relação ao problema dos resíduos sólidos. Uma vez que a percepção ambiental permite compreender as interrelações entre o homem e o meio ambiente, as expectativas, as atitudes, as satisfações e insatisfações com o ambiente em que ele vive. Partindo desta perspectiva, foi realizada uma pesquisa com os alunos dos cursos técnicos em Química, Redes e Logística, além dos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC’s) do Centro de Educação Profissional de Anápolis (Cepa). O intuito do questionário foi verificar, a partir de conhecimentos adquiridos durante a vida dos participantes, a percepção em relação ao tema, abordando questões como a diferença entre os termos lixo e resíduos sólidos, os conceitos de reciclagem e coleta seletiva, a forma correta de separação do lixo doméstico, o destino dos resíduos sólidos, os impactos causados pela destinação inadequada e os comportamentos que podem ser praticados visando à minimização de tais impactos.

 

 

Os resultados obtidos demonstraram que os participantes possuem pouco conhecimento sobre a diferença entre os termos lixo e resíduos sólidos. Percebeu-se também que eles possuem dificuldade quanto aos conceitos de reciclagem e coleta seletiva. Quanto à separação dos resíduos sólidos domésticos, apresentam dificuldade em citar de forma correta materiais que devem ser depositados no lixo reciclável e no lixo orgânico. Nota-se que, quanto à destinação final dos resíduos sólidos na cidade de Anápolis, a grande maioria conhece a existência do aterro sanitário da cidade e dizem ser a forma mais adequada de destinação final. Os participantes possuem percepção ambiental acerca de alguns problemas causados pelos resíduos sólidos, tais como contaminação da água e do solo e entupimento de bueiros e apontam atitudes como não jogar lixo nas ruas, separação de resíduos domésticos para a coleta seletiva e reutilização como comportamentos que podem contribuir para minimizar tais problemas. Entretanto, não há, de forma concreta, a prática de tais atitudes. De modo geral, ao longo de toda a pesquisa, ficou demonstrado que a percepção ambiental acerca do problema dos resíduos sólidos é parcial e limitada. 

 

 

Diante disso, é imperativo o surgimento de programas de educação ambiental, visando à conscientização e o conhecimento sobre a problemática dos resíduos sólidos, permitindo que o indivíduo reconheça a importância da mudança de hábitos e sinta-se parte integrante de todo o sistema que envolve esta questão, não apenas como gerador de resíduos, mas também como corresponsável pela redução, separação e destinação correta.

 

 

(Tatiane de Souza Avelar, bióloga, especialista em Análise e Gestão Ambiental, professora no Centro de Educação Profissional de Anápolis)

 

Disponível em: http://www.dm.com.br/texto/189900

 

UFPE - Centro de Tecnologia e Geociências

Av. Acadêmico Hélio Ramos, S/N - Cidade Universitária

CEP 50740-530 - Recife - PE - Brasil

+55 81 2126 8224 - Fax: +55 81 2126 8222

grsufpe@grs-ufpe.com.br

Carregando Carregando...